Como educar um bebê de 10 meses

bebe 11 meses

Seu pequenino está rapidamente se aproximando do primeiro aniversário e a cada dia traz novos e empolgantes desenvolvimentos e mudanças com as quais vocês dois se encantarão. Neste mês, é comum que muitos bebês alcancem grandes avanços em marcos importantes, como ficar em pé, dar os primeiros passos e começar a se alimentar sozinhos.

“O grande tema deste mês é o movimento e a exploração”, diz Florencia Segura, MD, FAAP, pediatra da Einstein Pediatrics na área de Washington DC. “A maioria dos bebês de 10 meses está engatinhando de alguma forma – aqueles que estão engatinhando podem estar usando movimentos alternativos. Eles também estão se puxando para ficar em pé perto dos móveis, se alimentando de forma bastante independente e pronunciando “mamãe” e “papai” com intenção específica.”

Claramente, este é um momento emocionante na vida sua e do seu bebê, onde suas habilidades parecem se expandir da noite para o dia. Às vezes, pode parecer que a vida está se movendo em um ritmo acelerado enquanto você tenta acompanhar todas essas mudanças. Para saber o que mais esperar neste mês, continue lendo. Você encontrará informações sobre marcos do desenvolvimento do bebê, cuidados, sono, nutrição e segurança.

Nessa Fase:

  • Desenvolvimento: Seu bebê está se tornando cada vez mais móvel, movendo-se pelo ambiente engatinhando, se apoiando nos móveis e puxando-se para ficar em pé. Eles também podem ser capazes de dizer palavras como “mamãe” e “papai”, além de apontar, cutucar e pegar coisas com o polegar e o indicador.
  • Sono: Bebês nessa idade estão dormindo cerca de 14 horas por dia, sendo 11 dessas horas à noite e três horas durante o dia.2 A maioria dos bebês tira duas sonecas diárias, mas alguns estarão fazendo a transição para uma soneca mais longa à tarde.
  • Alimentação: Nessa fase, seu bebê provavelmente é um especialista em alimentos para pegar com as mãos e consegue se alimentar sozinho – embora possa ficar um pouco bagunçado às vezes. Eles também podem comer a maioria dos alimentos, exceto leite integral e mel, bem como aqueles que representam risco de engasgo, como uvas, cachorros-quentes, uvas-passas, nozes e pipoca.3 Stanford Children’s Health. Guia de alimentação para o primeiro ano.

Desenvolvimento do Bebê de 10 Meses

Durante o décimo mês do seu bebê, ele está ficando mais forte, se preparando para caminhar. Além disso, ele está aperfeiçoando várias habilidades nas quais tem trabalhado desde a consulta dos 9 meses.

Além disso, o cérebro do seu bebê continua agindo como uma pequena esponja, absorvendo informações ao seu redor, então certifique-se de conversar com ele sobre as coisas que ele vê e também sobre o que você está fazendo. Seja contando a ele como está trocando a fralda dele ou apontando os lugares interessantes durante um passeio, seu bebê está ouvindo e aprendendo. Não deixe de interagir com ele, mesmo que estejam apenas os dois juntos.

Você também pode continuar incentivando o desenvolvimento das habilidades motoras grossas e finas do seu bebê, fornecendo brinquedos que o ajudem a praticar essas habilidades ou caminhando com ele e segurando suas mãos enquanto ele fica em pé.

“Geralmente, por volta dos 10 meses, os bebês estão mais móveis”, diz Corey Fish, MD, FAAP, pediatra e diretor médico da BraveCare.com. “
Eles se movem engatinhando, usando as mãos para se apoiarem e levantando-se com apoio para interceder de pé, segurando-se em móveis. Até já vi crianças caminhando aos 10 meses. É raro, mas acontece. Nessa idade, os bebês também estão se alimentando mais sozinhos e pegando alimentos com os dedinhos.”

Conquistas do Bebê de 10 Meses

Nessa idade, os bebês geralmente caminham com você segurando as duas mãos, diz a Dra. Segura. Eles também imitam sons da fala, respondem à palavra “não” e podem dizer algumas palavras. Além disso, estão melhorando o uso das mãos, o que significa que conseguem pegar as coisas com mais facilidade, em comparação ao que costumavam ter dificuldade antes.

“Bebês nessa idade conseguem usar o polegar e o indicador para pegar objetos, e tudo vai parar na boca”, diz o Dr. Fish. “Além disso, eles podem expressar alegria batendo palmas ou acenando, e possivelmente já pronunciam uma palavra ou duas, mesmo que ainda estejam emitindo balbucios com frequência. Além disso, você pode esperar que eles façam contato visual e interajam com as pessoas ao redor.”

Nessa fase, a noção de permanência de objetos também está muito mais desenvolvida, afirma a Dra. Segura. Quando você esconde um brinquedo ou outro objeto, eles saberão que o brinquedo ainda existe. Eles também sabem que você ainda está presente em algum lugar da casa, mesmo quando você não está com eles. Quando você sai do ambiente, eles podem chorar por você, especialmente porque a ansiedade de separação ainda é comum nessa idade.

Em geral, contanto que seu bebê esteja se movendo pelo ambiente, usando as mãos e balbuciando, provavelmente não há com o que se preocupar, mesmo que você sinta que eles estão um pouco atrás dos colegas de brincadeira ou primos. Lembre-se de que cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo e as conquistas não são regras rígidas, mas sim orientações que indicam o que esperar.1

“Os pais têm a tendência de querer comparar seus bebês com outras crianças”, diz o Dr. Fish. “Vejo um grande número de crianças e, em muitas ocasiões, os pais parecem estar mais ansiosos do que eu. Geralmente, se o bebê está atrasado em algo, está à frente em outra coisa. Existe uma ampla gama do que é considerado normal e estar atrasado em alguma coisa geralmente não tem influência no futuro da criança.”

Conquistas do Bebê de 10 Meses

  • Caminha segurando suas mãos Demonstra curiosidade e explora como as coisas funcionam
  • Compreende frases ou pedidos simples de uma palavra
  • Acena “tchau”
  • Olha quando chamado pelo nome
  • Bebe de um copo segurado para eles
  • Pode dar um ou dois passos
  • Fica em pé sem apoio
  • Desenvolve preferências específicas por sabores e texturas

Alimentação do Bebê de 10 Meses

Aos 10 meses, seu pequeno provavelmente já é um expert quando se trata de alimentos para pegar com as mãos. Além disso, eles provavelmente já estão experimentando uma ampla variedade de sabores e texturas em sua alimentação.

“Os bebês podem comer praticamente de tudo, exceto mel e leite integral, desde que não seja algo que possa causar engasgo”, diz o Dr. Fish. “Até a manteiga de amendoim e ovos são permitidos. Os dados já deixam claro há muito tempo que você deve introduzir esses alimentos o mais cedo possível.”

Alguns pais consideram oferecer leite de vaca aos seus bebês nessa idade, mas o Dr. Fish alerta que, além do risco de anemia, o equilíbrio eletrolítico do leite integral é radicalmente diferente e pode causar distúrbios eletrolíticos no bebê. Ele indica que alimentos que contenham leite integral, como iogurte e queijo, são permitidos.

Quanto à quantidade que seu bebê deve comer nessa idade, as orientações gerais incluem cerca de 690 gramas de fórmula ou três a quatro mamadas por dia. Eles também devem consumir duas a quatro porções de frutas por dia, duas a quatro porções de legumes, duas a três porções de alimentos ricos em proteínas, além de alguns amidos. No entanto, muitos pediatras, como a Dra. Segura, recomendam deixar o bebê determinar a quantidade que eles comem em cada refeição.

“O Dr. Fish menciona que algumas crianças têm um apetite considerável por alimentos sólidos, enquanto outras não demonstram tanto interesse. Ele destaca que não segue rigidamente a orientação que preconiza a quantidade exata para colher de sopa. Eu tento deixar a criança ser uma criança e evito ser um controlador quando se trata de comida.”

Por esse motivo, muitos pediatras recomendam o desmame guiado pelo bebê em vez de tentar fazer com que a criança consuma quantidades preestabelecidas de alimentos. Além disso, agora que seu bebê está fazendo três refeições por dia, a Dra. Segura recomenda que eles comam o que a família estiver comendo, se possível.

“Tente ter pelo menos uma refeição por dia em família”, ela diz. “Isso estabelece uma boa base para os próximos anos de vida.”

Com conteúdo do www.verywellfamily.com

Deixe um comentário

Portal Vida Feliz