Irritação cutânea ( assadura ) é um problema frequente que pode resultar em desconforto, vermelhidão, descamação e sensibilidade na pele do bebê. A maioria dos casos se resolve com simples mudanças nos cuidados com as fraldas.
O que causa assadura?
Geralmente, a assadura é o resultado de uma irritação, infecção ou alergia.
- Irritação. A pele do bebê pode se irritar quando a fralda é deixada por muito tempo e o cocô (ou a própria fralda) esfrega na pele repetidamente.
- Infecção. A urina muda os níveis de pH da pele, o que permite que bactérias e fungos cresçam com mais facilidade. As substâncias que impedem as fraldas de vazar também impedem a circulação do ar, criando um ambiente quente e úmido onde bactérias e fungos podem se desenvolver, causando uma assadura.
- Reações alérgicas. Bebês que possuem uma pele sensível também podem apresentar quadros de irritação cutânea. Alguns tipos de detergente, sabonetes, fraldas (ou corantes de fraldas), ou lenços umedecidos podem afetar a pele sensível, causando uma assadura. Além disso, a introdução de novos alimentos pode alterar o conteúdo e a frequência das fezes do bebê, o que pode às vezes levar a uma assadura. Além disso, a diarreia pode agravar uma condição pré-existente de irritação cutânea.
Assadura que dura mais do que alguns dias, mesmo com mudanças na rotina de troca de fraldas, pode ser causada por um fungo chamado Candida albicans. Esta assadura geralmente é vermelha, levemente elevada, e tem pequenos pontos vermelhos espalhados além da parte principal da assadura. Muitas vezes começa nas dobras profundas da pele e pode se espalhar para a pele na frente e atrás do bebê. Antibióticos administrados a um bebê ou a uma mãe que está amamentando podem causar isso, pois matam as “boas” bactérias que impedem o crescimento da Candida.
Como a assadura é tratada?
Para ajudar a resolver a assadura, verifique a fralda do seu bebê com frequência e troque-a assim que estiver molhada ou suja. Limpe suavemente a área da fralda com água e sabão e seque bem. Cremes e pomadas contendo óxido de zinco ou petróleo ajudam a acalmar a pele e protegê-la da umidade. Eles devem ser aplicados generosamente (como cobertura de bolo) a cada troca de fralda.
Alguns especialistas sugerem deixar seu bebê sem fralda por várias horas cada dia para dar à pele irritada uma chance de secar e “respirar”. Isso é mais fácil se você colocar seu bebê em um berço com lençóis impermeáveis ou em uma grande toalha no chão.
A assadura geralmente desaparece dentro de 2 a 3 dias com cuidados em casa, embora possa durar mais tempo.
Como posso prevenir a assadura?
Para prevenir a assadura, mantenha a pele do seu bebê tão seca e limpa quanto possível e troque as fraldas com frequência para que o cocô e a urina não irritem a pele.
Experimente estas dicas:
- Troque as fraldas sujas ou molhadas do seu bebê o mais rápido possível e limpe bem a área.
- Ocasionalmente, molhe o bumbum do seu bebê entre as trocas de fraldas com água morna. Você pode delicadamente jogar a água sobre o bumbum do seu bebê com a mão ou espremê-la de uma garrafa plástica.
- Deixe a pele do seu bebê secar completamente antes de colocar outra fralda.
- Seque a pele suavemente com um pano macio ao secá-la — esfregar pode irritar a pele.
- Coloque a fralda de maneira frouxa para evitar o atrito.
- Troque as fraldas com frequência — idealmente a cada 2 horas ou mais — e após cada cocô. A aplicação de creme ou pomada para fraldas a cada troca de fralda pode ajudar alguns bebês com pele sensível, mas nem todos os bebês precisam disso.
Se você usa fraldas de pano, verifique as instruções do fabricante sobre como limpar da melhor maneira. Use apenas detergentes na quantidade recomendada e execute um ciclo extra de enxágue após a lavagem para remover vestígios de sabão ou detergente que podem irritar a pele do seu bebê. Evite usar amaciantes e folhas de secadora — até mesmo esses podem irritar a pele.
Alguns bebês desenvolvem assadura após a troca para um novo tipo de fralda. Embora os especialistas não recomendem nenhuma marca específica, se o seu filho é sensível, procure fraldas sem corantes ou fragrâncias. Alguns bebês são sensíveis a lenços umedecidos — água e um pano funcionam tão bem e podem ser uma opção mais suave.
Quando devo chamar o médico?
Se a assadura não desaparecer, piorar, ou se feridas aparecerem na pele do seu bebê, fale com o seu médico. Também procure assistência médica se o seu bebê tiver febre, se estiver saindo pus da assadura, ou se o seu filho estiver mais irritado do que o normal.
Dependendo do tipo de assadura que o seu bebê tem, o médico pode optar por usar um creme antifúngico ou um creme antibiótico, ou pode recomendar outras mudanças na sua rotina de troca de fraldas. Às vezes, se essas mudanças não ajudam uma assadura causada por uma reação alérgica, o médico pode prescrever um creme de esteroides suave por alguns dias até que a assadura desapareça.
Com conteúdo do www.desitin.com
Alice Fernandes é uma mulher apaixonada pela maternidade e pela vida. Em seu blog, compartilha dicas, experiências e reflexões sobre criar filhos, rotinas cotidianas e conciliar vida profissional e familiar. Seu estilo acolhedor cria uma comunidade unida em torno do amor pela vida pelos filhos e da busca por uma família feliz.